Paris liberta iraniano após volta de professora francesa
O iraniano Ali Vakili Rad, assassino do ex-primeiro-ministro do Xá, Chapur Bajtiar, foi libertado de forma antecipada nesta terça-feira depois que o ministro francês do Interior assinou sua ordem de expulsou, deixou a França com direção a Teerã.
Ali Vakili Rad, que no meio da manhã deixou a prisão de Poissy, embarcou num avião da companhia Iran Air, que decolou rumo a Teerã.
A libertação de Rad reavivou na segunda-feira suspeitas sobre uma possível negociação entre Paris e Teerã para o retorno da francesa Clotilde Reiss, que ocorreu no domingo.
A justiça francesa ratificou nesta terça-feira a libertação condicional do iraniano, condenado à prisão perpétua em 1994 na França pelo assassinato de Chapour Bakhtiar três anos antes.
Tanto Paris como Teerã desmentiram uma ligação entre a libertação da jovem e a de iranianos detidos na França, principalmente Ali Vakili Rad e Majid Kakavand, que Paris se recusou a extraditar para os Estados Unidos, apesar da coincidência de datas e do fato de Teerã ter vinculado esses casos várias vezes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário